Encontre aqui:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

As melhores coisas de Istambul/Istanbul/Turquia

Olá queridos Viajantes, Eu sei que tenho deixado Vocês muito abandonados, mas perdoem-me, pois a Vida tem sido corrida após o retorno da Viagem por Istambul, Dubai e Abu Dhabi.
Andei pensando em muitas coisas para escrever e percebi que “As melhores coisas de Istambul” sempre voltam a minha memória.
Vejam, o título deste post é “As melhores...” e não “As coisas mais imperdíveis de Istambul” ou “As coisas mais lindas de Istambul” ou “As coisa mais maravilhosas de Istambul”. Estes são temas para outros posts.
Mas Vocês devem estar se perguntando, mas enfim quais são “As melhores coisas de...”.
Bem, sem dúvida, para Nós “As melhores coisas de Istambul” são seus sabores, suas comidas e bebidas.
Os sabores, comidas e bebidas de Istambul levam também ao pior de Istambul: levar todos (ou quase todos) a sair da dieta – engordar, engordar... E esta é uma surpresa inesperada de Istambul.
Inesperada? Mentira. Para uma pessoa glutona como Eu, isto é sempre esperado em uma viagem. Indesejável seria a palavra correta.
Sabem queridos Viajantes, na primeira noite em Istambul, Eu constatei: “a dieta foi para o fundo do Bósforo”. E para uma pessoa que vive de dieta, isto é muito preocupante (eh, Eu vivo de dieta, a partir dos 30, já era – desvantagem da idade balzaquiana). Mas, em um dos livros que li durante esta Viagem, consegui mandar todas as minhas preocupações (assim como a dieta) para o fundo do Bósforo:
Adeus dieta, mas não importa, tenho o resto da vida para pensar nisto.” (Danuza Leão, em Fazendo as Malas, p. 45).
E assim, mais consolada, conformada e inevitavelmente engordando, consegui “mais material” para escrever este Post:

“As melhores coisas de Istambul: os sabores, comidas e bebidas de Istambul”
O que Você não pode deixar de comer em Istambul, os melhores restaurantes de Istambul, Comidas e bebidas típica da Turquia/de Istambul, Onde comer em Istambul

Em ordem alfabética, as melhores coisas de Istambul são:
- Café da manhã turco;
- Café turco;
- Castanhas tostadas;
- Cerveja turca Efes;
- Chás turcos;
- Doces turcos;
- Içli Köfte (deep fried meetball) – quibe turco;
- Kebaps;
- Pães;
- Raki;
- Tudo que é feito com berinjela;
- Tudo que é feito com tomate: tomate assado; sopa de tomate;
- Suco de romã  (pomegranate juice);
- Vinho turco;
- E, tudo mais que Você comer em Istambul é maravilhoso.


DESCRIÇÃO DAS MELHORES COISA DE ISTAMBUL, conforme fui lembrando e não em ordem alfabética:

Café da manhã turco:
O café da manhã turco corresponde a um pequeno almoço (kahvaltı) servido nos hóteis, pousadas e albergues de Istambul. Normalmente, o café da manhã na Turquia consiste em um bufê contendo pão, torradas, queijo, presunto, mel, azeitonas, saladas, antepastos, frutas frescas e desidratadas, doces turcos, chá e café.




Fotos do Café da Manhã no Boutique Hotel Maywood em Istambul/Turquia

Doces turcos:
Os doces turcos são uma perdição aos olhos e paladares. Tem os baclavas (pastéis doces de massa folhada , regados a mel ou calda de açúcar), sütlaç (tipo de arroz-doce) e o lokum, que consistem em balas de goma açucaradas (que são super coloridos e em vários sabores). Os baclavas são os meus preferidos, principalmente os recheados com amêndoas e pistaches.
Em frente a uma loja de baclavas
Uma loja onde se vendem lokum, no Baazar das Especiarias
Numa rotisserie perto da estação de Kabatas (perto do Palácio de Dolmabahce), onde vende-se baclavas

Café turco:

O café turco (kahve) são aqueles cafés que são servidos com borra, ou seja, que não são coados. Após tomarmos o café turco, a borra do café fica no fundo da xícara. Já ouviram falar de ler a sorte na borra de café? Então, é na borra do café turco onde se le a sorte.
No preparo do café turco, utiliza-se a moagem mais fina possível do café. O pó é colocado diretamente na água fria, onde ocorre uma rápida infusão. Depois esta água é fervida e o café servido sem ser coado.
O café turco tem um sabor único, forte e intenso, não parece um café expresso e nem um café de coador. O café turco possui um creme espesso.
Nos Restaurantes Salute e Özler o café turco ou chá turco são cortesias após uma refeição.
O café turco sem açúcar, chama-se sade kahve, o café turco com pouco açúcar, chama-se kahve az sekerli e o café turco com açúcar kahve sekerli.
 
No Restaurante Salute em Istambul/Turquia
A borra que fica na xícara após tomar o café turco. No Café da Santa Sofia - Aya Sofia (Ayasofya)

No Café do Palácio Topkapi

Cerveja turca Efes:

Em nossa primeira noite em Istambul fomos no Salute Restaurante e lá experimentamos a cerveja turca Efes, que é muitooo boa. Em praticamente todos os lugares que fomos em Istambul vendia somente a marca de cerveja Efes.
Tanto a cerveja turca clara (tipo pilsen) quanto a escura da marca Efes são muito boas.
Tomando um Efes no Restaurante, na primeira noite em Istambul/Turquia
Num bar nos arredores da Rua Sofyali, região do agito em Istambul, no final da Avenida Istiklal Caddesi
Outro bar, outro dia, nos arredores da Rua Sofyali

Chás turcos:
O chá turco (çay) é muito popular em Istambul. Em Istambul, não deixe de experimentar o chá de maçã (elma çayı), que é imperdível.
Em Istambul, as pessoas tomam chá o tempo todo nas ruas, bares, restaurantes, em uma xícara que parece uma tacinha. Só o jogo de xícara, que inclui a tacinha de vidro e o pires e colher de bronze, já vale a pena o chá turco.
No Boutique Hotel Maywood, que ficamos durante nossa estada em Istambul, ganhamos no check-out uma caixa de chá de maça com dois jogos de xícaras com uma caixa de lokum, não sei se presenteiam todos os hóspedes com este mimo, ou se nos deram por causa do Blog.
Tomando o chá turco, cortesia de um restaurante

Içli Köfte (deep fried meetball) – quibe turco:

Em Istambul, Vocês queridos Viajantes devem experimentar o içli köfle (deep fried meetball), um tipo de quibe vendido nos restaurantes de kebaps. No Restaurante Konak Kebap, cada içli köfle custa TL 4 (liras turcas).
No Restaurante Konak Kebap, considerado o melhor restaurante de kebaps de Istambul

Kebaps:
Os kebaps são com certeza as melhores comidas de Istambul, totalmente uma perdição. Vocês podem encontrar, queridos Viajantes, kebaps por toda Istambul, são servidos em restaurantes, lanchonetes, em barraquinhas na rua.
Existem os seguintes Kebaps:
- İskenderkebap: carne no pão sírio com molho de tomate picante, iogurte e salada;
- Sebzeli Tavuk Döner: frango assado em fatias num forno giratório, servido em pães, com molhos e ingredientes a sua escolha;


No Restaurante/Lanchonete Makarna Sarayi, que fica em frente às Colunas Queimada de Cerberlitas. Por fora Você não dá nada, mas por dentro é um charme só. Veja no Post.
- Köfte: tipo de almôndegas;
- šiš: carne grelhada;
- Çöp šiš: de cordeiro;
- Döner Kebab: cordeiro assado num forno giratório, que é servido fatiado.

O preparo de döner kebab no Restaurante Konak Kebap

No Restaurante Konak Kebap, considerado o melhor restaurante de kebaps de Istambul, se for a sua primeira vez, peça um mix de kebaps, assim, Você poderá experimentar todos, que são feiros de carne bovina, de cordeiro e de frango, e escolher o seu preferido para repetir nos outros dias (ou no mesmo), porque, Vocês vão querer comer novamente e voltar ao Konak, como disse em um Post anterior. Na Istiklal Caddesi existem dois Konaks, no entanto, o primeiro, que descendo a Istiklal Caddesi, a partir da Praça Taksim, fica do lado direito, é bem mais bonito.
No Restaurante Konak Kebap

O nosso kebap preferido foi o de cordeiro moído, o tradicional, parecido com nossa kafta.
No Restaurante Özler

Castanhas tostadas:
Por toda a Istambul é possível encontrar barraquinhas vendendo castanhas tostadas na hora, em pacotes de 100, 200 e 300 g. É possível sentir o cheiro das castanhas tostando a distância. As barrinhas que vendem as castanhas em Istambul são um charme. Existem barraquinhas iguais vendendo roscas, pães de gergelim (que infelizmente não experimentamos). O gosto das castanhas tostadas de Istambul se parece um pouco com o gosto do pinhão.


Barraquinhas de castanhas tostadas e roscas em frente a entrada dos Museos de Arqueologia de Istambul

Pães:
Em Istambul, todas as refeições são acompanhadas de pães. O pão servido em Istambul é conhecido como pão sírio. Em muitos restaurantes de Istambul o pão é feito na hora e servido ainda quentinho, saindo do forno.
Pão sendo preparado no Restaurante Konak Kebap

Tudo que é feito com berinjela:
Mesmo que Você não goste de berinjela,  se tiver em Istambul, não deixe de comer as berinjelas recheadas com tomate frito, cebola e alho (imam bayildi) e a pasta de berinjela (babaganush). Porque tudo que é feito com berinjela em Istambul é uma delícia.


Tudo que é feito com tomate:

Em Istambul tudo que é feito com tomate é uma delícia, a sopa, a pasta, os legumes recheados com tomate. A sopa de tomate no Restaurante Konak Kebap custa TL 3 (liras turcas).
Sopa e pasta de tomate no Restaurante Konak Kebap

Suco de Romã  (pomegranate juice):

Em Istambul uma coisa impressionate é o tamanho das rõmas, que são gigantes e vistas em barraquinhas de suco pela cidade toda. No Brasil, existe uma simpatia de virada de ano, que diz que temos que chupar e guardar 5 (ou sete) carocinhos de romã. Acho que a simpatia vem do fato de que no Brasil é difícil encontra-lás, mas em Istambul... O Suco da romã, é uma delícia, bem ácido e levemente adocicado, de um vermelho lindo, só de olhar já faz bem aos olhos. Uma romã, espremida na hora, dá um copo de suco de mais ou menos 300 ml.
No restaurante Makarna Sarayi, em frete à Colunas Queimadas de Cemberlitas
Na rua, em frente à Praça da Mesquita Azul, saindo do Palácio Topkapi
Vinho Turco:
O vinho turco, produzido na Capadócia é envelhecido em barris de concreto e tem um sabor muito bom. Nós experimentamos o vinho turco durante o vôo, da Turkish Airlines.


Raki:

O raki é uma bebida típica turca, feita de aniz, consumida antes de qualquer refeição, para abrir o apetite, ou depois, como digestivo. Ao pedir um raki, Você recebe dois copinhos típicos, um com raki e outro com água, que deve ir sendo acrescentada aos poucos ao raki, que vai deixar de ser transparente e se tornar branco.

E, tudo mais que Você comer em Istambul é maravilhoso:

Tudo que Você comer em Istambul, com certeza será maravilhoso.

 No Restaurante Fener köslu





Aperitivos, entrada, prato principal e sobremesa no Restaurante da Boate Reina

Tulumba, doce parecido com o churros espanhol, coberto com mel. Nos arredores do Grand Baazar

É isto Queridos Viajantes, e Bom Apetite!
Fontes de pesquisa:
http://www.business-with-turkey.com/guia-turismo/cafe_turco_tradicao.shtml http://wikitravel.org/pt/Turquia
http://www.business-with-turkey.com/guia-turismo/cafe-turco-fazer-ler-borra-sorte.shtml
http://www.kebabsalonu.com.br/2008/05/07/o-cafe-turco-uma-breve-introducao/

3 comentários:

  1. Adorei as dicas Tatá, e o Xuxu só fazendo prato de caminhoneiro...hehehe ai sim...

    Abraços meus queridos


    Doug

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas informações. Estou seguindo para Istambul no próximo dia 17/06. Vai ser muito útil tudo que você escreveu. Gostaria muito de trazer novidades e poder complementar.
    Fátima Nunes
    Rio de Janeiro/RJ

    ResponderExcluir
  3. Ai me leva prá Istambul? Pois eu sou pobre mas tenho muita vontade de trabalhar

    ResponderExcluir