Encontre aqui:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Viagem Istambul/Istanbul e Dubai 2011 – DIÁRIO DE BORDO – Istambul/Istanbul 12/01/2011

ISTAMBUL... UM SURPRESA A CADA ESQUINA...: Um dia de Turista/Viajante em Istambul/Istanbul – Visitando os principais pontos turísticos de Istambul/Istanbul.

Boa Dia, Queridos Viajantes (Boa Madrugada para Vocês)!
Não escrevi ontem pois o dia foi extremamente cheio. Chegamos exaustos no Hotel, descansamos e saímos para jantar e, quando chegamos, já era madrugada aqui em Istambul (4 horas a mais que no Brasil, devido ao horário de verão, normalmente são 5 horas).
Sei lá, acho que andamos, pelo menos, uns 6 km por Istambul ontem.
Só no Grand Baazar andamos pelo 2 km.
Vou contar rapidinho, os pontos que visitamos e passamos ontem, depois com calma, conto detalhadamente, dando várias dicas de Istambul.
Começamos nosso dia pela Aya Sofia, pois quando chegamos lá começou a chamada para orações, vindas dos miranetes das mesquitas e durante as orações as visitas são proibidas.

Depois fomos na Cisterna da Basílica.

Em seguida, fomos para a Mesquita Azul, linda, linda, linda!!!

Mulheres, para entrar na Mesquista Azul, precisam cobrir a cabeça e as pernas (mesmo que estejam de calças longas).

E todos precisam tirar os calçados ao entrar em qualquer mesquita.
Nas mesquitas existe um lugar separado para as mulheres realizarem suas orações.
De lá, seguimos em direção ao Grand Baazar. No caminho do Grand Bazaar, passamos pelas Colunas Queimada de Cemberlitas.

Passamos também pelas pelas Tumbas dos Sultões.
No Grand Bazaar exercitamos nosso lado mercante, ao fazer algumas comprinhas, tão engraçado que quero falar disto num post.

Almoçamos num restaurantezinho em frente as Colunas Queimada de Cemberlitas, que pela frente Você não dá nada, mas lá dentro é um charme e a comida uma delícia. Eles servem döner kebap de frango.

Saindo do Grand Bazaar fomos ver a Universidade de Istambul.

E a Mesquita Sehzade.

De lá seguimos para o Bazar de Especiarias - Misir Çarsisi e no caminho, descendo pelo Grand Baazar fomos parar numa região bem típica de mulçumanos. Uma ruela com uma descida, de deixar qualquer panturrilhas e coxas super saradas (kkkk).

Nesta ruela vende-se só lenços daqueles que as mulçumanas usam para cobrir o cabelo.
Só tinha nós de turistas e as mulheres mulçumanas lá negociando, comprando...
Virando a esquerda, quase no final desta ruela, a rua dos enxovais.
Depois a direita, quase no final da ruela dos enxovais, a ruela dos aviamentos, até chegar no Bazar.
O Bazar de Especiarias, com seus aromas, sabores e cores indiscritíveis.

Do Bazar de Especiarias voltamos para o Hotel, uns 300 metros que pareceram uns 3 km.
No descansamos um pouco e saímos novamente lá pela 20:00 horas. Fomos parar numa região bem afastada da área turística de Istambul e o taxista nos deixou no restaurante FK Fener Koslu, que estava fechando, que segundo ele era muito bom ("Good, good restaurant"). E era!!! Comemos uma salada, um bolinho de peixe e um peixe, que aparentemente parece uma sardinha. Tudo uma delícia.

E aí, quando chegamos no Hotel, já era madrugada...
Daqui a pouco vamos no Palácio Topkapi e pretendemos acabar o dia num hamam de Istambul e a noite uma baladinha.
Ah, queridos Viajantes, deixem comentários nos post... para me motivar a escrever e matar a saudade de Vocês!!!